Reparação do Exaustor: quais as avarias mais comuns?

Se acha que pode ter uma avaria no exaustor ou nota uma diminuição da sua extração, talvez seja necessário contactar um serviço de reparação de exaustores. Faça primeiro o despiste de alguns pequenos problemas que poderá até resolver de forma rápida.

Um exaustor avariado nem sempre obriga a uma intervenção técnica. Há algumas anomalias típicas nestes eletrodomésticos que são de fácil resolução e que dispensam a intervenção de um serviço de reparação de exaustores.

Avarias comuns em Exaustores

  1. Filtros sujos

Os filtros sujos são uma das causas de avaria comuns em exaustores. Dependendo do tipo de filtro utilizado, tenha em atenção o seguinte:

  • Filtros metálicos:

Se o seu exaustor funciona com filtros metálicos pode simplesmente lavá-los manualmente, com água quente e detergente, ou mesmo na máquina de lavar loiça. Neste caso, deverá optar por um programa a alta temperatura e evitar o uso de detergente, porque o mesmo poderá danificar o filtro.

  • Filtros de carvão ativo:

Caso se tratem de filtros de carvão ativo, bastará que os seque no forno, durante 10 minutos, a uma temperatura máxima de 100o C.

  • Filtros em tela:

Se usar filtros em tela, para além da limpeza da estrutura, deve também substituí-los sempre que fiquem saturados de gordura.

  1. Ruídos anómalos

Se ouvir um zumbido durante o funcionamento do exaustor, mais notório na posição mais alta, poderá ter um problema com a extração devido a excesso de contrapressão. O circuito pode ser demasiado longo, ter demasiadas dobras ou um diâmetro muito pequeno. Neste tipo de anomalia é recomendável que entre em contacto com o serviço de reparação de exaustores da sua preferência.

  1. Redução da capacidade de extração

Uma forma simples de testar a capacidade de extração do seu exaustor é pô-lo a funcionar e aproximar uma folha de papel A4. Se a folha for imediatamente sugada até ao aparelho, significa que o mesmo está corretamente instalado e a funcionar em pleno.

Cada ângulo de 90o no canal de extração reduz a capacidade de extração em 10%. Outras causas para a redução da capacidade de extração podem estar relacionadas com sujidade nos filtros ou na própria chaminé.

  1. Não se desliga

Por vezes o exaustor não se desliga quando carregamos no botão para esse efeito, sendo preciso desligar o equipamento da tomada ou até no disjuntor correspondente no quadro elétrico. Isto pode estar associado a problemas no próprio botão, a um mau contacto ou a anomalias eletrónicas.

Evite a acumulação de fumos e odores na sua cozinha

Um exaustor avariado, que não funcione corretamente, deixa de ser eficaz na sua função de remoção de fumo e cheiro a comida enquanto cozinha. A sua reparação ou substituição deve ser feita logo que possível para evitar o agravamento destes problemas.

Se for difícil identificar e resolver as avarias do seu aparelho, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de exaustores.

Na AthinaSys, reparamos as seguintes marcas: Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg. Contacte-nos e descubra todas as condições do nosso serviço de reparação de exaustores.

Conheça o Serviço de Reparação de Exaustores >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020