Se acha que pode ter uma avaria no exaustor ou nota uma diminuição da sua extração, talvez seja necessário contactar um serviço de reparação de exaustores. Faça primeiro o despiste de alguns pequenos problemas que poderá até resolver de forma rápida.
Um exaustor avariado nem sempre obriga a uma intervenção técnica. Há algumas anomalias típicas nestes eletrodomésticos que são de fácil resolução e que dispensam a intervenção de um serviço de reparação de exaustores.
Avarias comuns em Exaustores
-
Filtros sujos
Os filtros sujos são uma das causas de avaria comuns em exaustores. Dependendo do tipo de filtro utilizado, tenha em atenção o seguinte:
-
Filtros metálicos:
Se o seu exaustor funciona com filtros metálicos pode simplesmente lavá-los manualmente, com água quente e detergente, ou mesmo na máquina de lavar loiça. Neste caso, deverá optar por um programa a alta temperatura e evitar o uso de detergente, porque o mesmo poderá danificar o filtro.
-
Filtros de carvão ativo:
Caso se tratem de filtros de carvão ativo, bastará que os seque no forno, durante 10 minutos, a uma temperatura máxima de 100o C.
-
Filtros em tela:
Se usar filtros em tela, para além da limpeza da estrutura, deve também substituí-los sempre que fiquem saturados de gordura.
-
Ruídos anómalos
Se ouvir um zumbido durante o funcionamento do exaustor, mais notório na posição mais alta, poderá ter um problema com a extração devido a excesso de contrapressão. O circuito pode ser demasiado longo, ter demasiadas dobras ou um diâmetro muito pequeno. Neste tipo de anomalia é recomendável que entre em contacto com o serviço de reparação de exaustores da sua preferência.
-
Redução da capacidade de extração
Uma forma simples de testar a capacidade de extração do seu exaustor é pô-lo a funcionar e aproximar uma folha de papel A4. Se a folha for imediatamente sugada até ao aparelho, significa que o mesmo está corretamente instalado e a funcionar em pleno.
Cada ângulo de 90o no canal de extração reduz a capacidade de extração em 10%. Outras causas para a redução da capacidade de extração podem estar relacionadas com sujidade nos filtros ou na própria chaminé.
-
Não se desliga
Por vezes o exaustor não se desliga quando carregamos no botão para esse efeito, sendo preciso desligar o equipamento da tomada ou até no disjuntor correspondente no quadro elétrico. Isto pode estar associado a problemas no próprio botão, a um mau contacto ou a anomalias eletrónicas.
Evite a acumulação de fumos e odores na sua cozinha
Um exaustor avariado, que não funcione corretamente, deixa de ser eficaz na sua função de remoção de fumo e cheiro a comida enquanto cozinha. A sua reparação ou substituição deve ser feita logo que possível para evitar o agravamento destes problemas.
Se for difícil identificar e resolver as avarias do seu aparelho, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de exaustores.
Na AthinaSys, reparamos as seguintes marcas: Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg. Contacte-nos e descubra todas as condições do nosso serviço de reparação de exaustores.