O que fazer quando o micro-ondas está avariado e não aquece?

Quando verifica que o seu micro-ondas parece funcionar, mas deixou de aquecer convenientemente os alimentos, há alguns procedimentos que podem ser úteis para ajudar a perceber a causa para essa anomalia.

Antes de chamar um serviço de reparação de micro-ondas da sua confiança, experimente fazer alguns testes. Poderá conseguir identificar, ou até mesmo resolver, algumas pequenas avarias no seu micro-ondas.

Em caso de micro-ondas avariados, nem sempre é necessário recorrer a um serviço de reparação profissional. Existem pequenas anomalias que pode resolver no momento, sem sequer precisar de sair de casa.

Avarias em Micro-ondas - Causas possíveis

  • Limpeza

Em primeiro lugar, deve limpar bem o interior do seu micro-ondas, eliminando gordura e resíduos de comida. Esta limpeza deve ser feita usando água quente, detergente e um pano ou esponja macios. Quando estes equipamentos ficam muito sujos, o resultado pode ser um micro-ondas avariado. O aparelho deixa de aquecer os alimentos de forma correta ou pode até mesmo parar de funcionar totalmente.

As paredes do micro-ondas devem ser mantidas limpas de sujidade e restos de alimentos secos.

Caso contrário, as micro-ondas, responsáveis pelo aquecimento, deixam de circular adequadamente no interior do aparelho, o que pode impedir o micro-ondas de funcionar corretamente e produzir o calor necessário.

Para prevenir este problema, basta passar uma esponja húmida nas paredes do micro-ondas, após cada utilização. Este pequeno gesto vai impedir que acumule sujidade e evitar que surjam avarias relacionadas.

  • Fecho da porta

Para segurança do utilizador, os micro-ondas possuem um sistema que bloqueia o mecanismo de aquecimento enquanto a porta não estiver bem fechada. Confirme se a porta do aparelho fecha normalmente. Se, no entanto, existir algum defeito no sensor que verifica o fecho da porta, pode ser essa a causa para este tipo de avaria.

  • Ruídos

Se este procedimento de limpeza não for suficiente para resolver o problema, tente identificar ruídos estranhos durante o funcionamento do aparelho. Se ouvir um som grave, equivalente a um zumbido, isso pode significar que existem problemas com o gerador de corrente do micro-ondas. O mesmo poderá estar danificado e ter de ser substituído.

Caso identifique este ou outro tipo de ruído anormal, será recomendável entrar em contacto com um serviço de reparação de micro-ondas.

O seu micro-ondas está avariado? Contacte um profissional!

Se, depois de fazer estes testes e verificações, não conseguiu resolver o problema com o seu micro-ondas, o melhor é mesmo contactar um serviço credenciado de reparação.

Pode entrar em contacto com a AthinaSys através do número 212 531 356 para conhecer o nosso serviço de reparação de micro-ondas. As nossas linhas de apoio funcionam entre as 09h00 e as 19h00.

Temos uma equipa de técnicos certificados, disponibilizamos equipamento de empréstimo e damos garantias especiais, sem encargos adicionais. Prestamos assistência técnica 24h por dia.

Reparamos eletrodomésticos das marcas Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg.

Não adie os seus problemas! Contacte a AthinaSys e garanta a reparação do seu micro-ondas.

Quero reparar o meu micro-ondas >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020