Máquina de lavar loiça avariada que perde água

Quando a máquina de lavar loiça avaria e perde água durante as lavagens dá origem a uma série de problemas. A cozinha fica inundada, é preciso afastar móveis para secar o chão e a loiça tem de ser lavada à mão.

Por isso, logo que detete este tipo de anomalia deve tomar providências para resolver a situação o quanto antes. O problema pode ser resultante de muitas causas possíveis e algumas são fáceis de solucionar. Há testes simples que pode fazer para identificar a origem da avaria e até resolver o problema.

A máquina de lavar loiça perde água: causas possíveis

Se o seu eletrodoméstico avariou e começou a deitar água, pode conseguir resolver a situação sem necessidade de uma intervenção técnica.

Antes de chamar o seu serviço de reparação de máquinas de lavar loiça, procure detetar as possíveis causas da avaria, através de alguns testes simples. Assim, irá facilitar o processo de diagnóstico, caso seja necessário recorrer a uma empresa de assistência técnica.

Algumas sugestões de procedimentos fáceis e rápidos de detetar avarias numa máquina de lavar loiça que perde água:

  • Danos nas borrachas

Em primeiro lugar, verifique se alguma das borrachas de vedamento da porta da máquina de lavar loiça está danificada. Este é um problema comum, decorrente do uso nestes eletrodomésticos e pode ser a causa das perdas de água durante as lavagens.

  • Problemas no tubo de escoamento da água

Se não for um problemas das borrachas, tente verificar o tubo de escoamento da água, o que sai da máquina para o esgoto. Confirme se este tubo está corretamente inserido na parede e se o sifão e os tubos do esgoto estão desentupidos e com um escoamento normal.

Caso estejam entupidos, a máquina de lavar loiça pode até nem ter qualquer avaria e a água libertada ter origem numa descarga ineficiente para o esgoto. Como a água sai da máquina e não escoa, acaba por originar uma inundação aquando da descarga, dando a impressão que é um problema da máquina.

  • Anomalias no pressostato

Confirme em que altura ocorre a perda de água para fora do equipamento. Se a máquina de lavar loiça verter logo no início do ciclo de lavagem, na fase em que está a meter água, pode ser um problema no pressostato. Se este componente não fechar a entrada de água quando ela atinge um determinado nível, acaba por vir por fora.

  • Alterações na mangueira de esgoto

Se perceber que a perda de água se dá ao despejar, na fase final do ciclo de lavagem, o problema poderá estar associado à mangueira de esgoto. Esta mangueira deve estar ligada ao tubo de esgoto e, caso se encontre mal encaixada ou rota, pode deixar verter água. Nesta situação bastará substituir a mangueira por uma nova e verificar se o problema persiste.

  • Avaria da eletroválvula

A causa para o derrame de água durante as lavagens pode ser uma avaria na eletroválvula da entrada de água. Se for este o caso, trata-se de um problema um pouco mais complexo e o melhor será chamar um serviço de reparação de máquinas de lavar loiça.

Acabe com as inundações causadas pela máquina de lavar loiça

Se, depois de realizar o despiste para possíveis avarias da sua máquina de lavar loiça, o problema persistir, o melhor será confiar o seu equipamento a uma equipa de técnicos especializados.

Para um serviço profissional de reparação de máquinas de lavar loiça, contacte a AthinaSys. A nossa linha de apoio (212 531 356) está disponível entre as 09h00 e as 19h00, mas prestamos assistência técnica 24h por dia, de acordo com a sua disponibilidade.

As nossas equipas técnicas certificadas reparam máquinas de lavar loiça. Além da garantia, a AthinaSys disponibiliza-lhe uma máquina de lavar loiça de substituição durante o período que a sua demorar a ser reparada.

Reparamos máquinas de lavar loiça das seguintes marcas: Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg. Fale com a Assistência Técnica AthinaSys e conheça as condições do Serviço de Reparação de máquinas de lavar loiça.

Quero Reparar a Máquina de Lavar Loiça >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020