Descubra as avarias mais comuns em Máquinas de Lavar Loiça

Independentemente das marcas, existem avarias bastante comuns em máquinas de lavar loiça. Algumas podem ser reparadas na hora, sem grandes dificuldades, outras, mais complicadas, já exigem uma intervenção técnica especializada.

Muitos destes problemas podem ser despistados sem ter de recorrer a um serviço de reparação de eletrodomésticos. Uma leitura atenta do manual de instruções do equipamento pode ajudar.

Problemas e avarias frequentes em Máquinas de Lavar Loiça

  1. A máquina de lavar loiça liga, mas não funciona

Liga a sua máquina mas ela não executa o programa selecionado? Pode tratar-se de uma interferência eletrónica. Tente reiniciar a máquina, pressionando o botão “on/off” durante alguns segundos ou desligue-a da tomada e volte a ligar passado algum tempo.

  1. A máquina de lavar loiça não escoa a água da lavagem

Várias razões podem causar este problema:

  • Obstrução na canalização ou nas tubagens do lava-loiças. Caso verifique esta situação deve chamar um canalizador.

  • Bloqueio na bomba de drenagem. Se for este o problema, tem mesmo de contactar um serviço de reparações de máquinas de lavar loiça.

Assistência a Máquinas de Lavar Loiça >

  • Alterações na tubagem do fluxo de água. Com a ajuda do guia de instalação verifique se a mesma está torcida ou danificada, bloqueando a passagem de água.

  • Pode também existir um bloqueio no filtro da máquina. Se for o caso, basta removê-lo e limpá-lo.

  • Finalmente, confirme se o tubo de descarga está bem inserido no sifão de escoamento. Experimente ainda verificar se o próprio sifão está entupido.

  1. A máquina faz demasiado barulho durante a lavagem

Há ruídos que decorrem do normal funcionamento da máquina, vindos do motor, da válvula de escoamento ou do controlador de tempo. Se detetar algum barulho anómalo pode dever-se a uma peça de loiça mal posicionada.

  1. A máquina de lavar loiça perde água pela porta

Um excesso de espuma pode causar fugas de água durante as lavagens. Isso pode resultar do uso de demasiado abrilhantador ou de detergentes que façam muita espuma. Se colocar abrilhantador a mais, tenha o cuidado de limpar o excesso com um pano. Pode também testar usar meia pastilha por lavagem ou um pouco menos de detergente em pó.

  1. Sobra detergente no compartimento após a lavagem

O compartimento do detergente poderia estar molhado aquando da colocação do detergente ou ter ficado bloqueado por peças de loiça, sem conseguir abrir. Antes de pôr a máquina a lavar, certifique-se que esse compartimento está seco e que o mecanismo de abertura funciona devidamente.

Não adie o problema, resolva-o!

Se não conseguiu identificar nem resolver a avaria da sua máquina de lavar loiça, o melhor mesmo é contactar um serviço certificado de reparação.

Reparamos máquinas de lavar loiça das seguintes marcas: Indesit, Whirlpool, Ariston Hotpoint, Bauknecht, Siemens, Bosch, LG, Samsung, Miele, AEG, Fagor, Balay, Liebherr, Smeg, Zanussi, Candy, Ignis e Electrolux.

Saiba mais sobre a Assistência a Máquinas de Lavar Loiça >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020