Conheça as avarias mais frequentes em frigoríficos

Uma avaria no frigorífico é quase sempre sinónimo de pesadelo, mas não tem de ser assim. Muitas das questões que julga serem avarias podem apenas dever-se a dispositivos desregulados, problemas de afinação ou pequenas anomalias solucionáveis em poucos minutos.

Saber despistar as principais avarias em frigoríficos é o primeiro passo para as resolver sem grande alarido. No entanto, as avarias mais graves em frigoríficos necessitam de ajuda profissional.

Assistência Técnica a Frigoríficos >

Frigorífico avariado? Conheça as causas mais comuns

  • O frigorífico escorre água

Se o seu frigorífico escorre água sem parar, a causa pode estar nas tubagens de água. Quando o sistema de circulação de água falha, o mais natural é começar a notar acumulações e fugas de água no seu aparelho. 

  • O frigorífico faz barulhos anómalos

O ruído normal de um frigorífico é originado pelo compressor, pelo motor da ventoinha do condensador ou pelo motor da ventoinha do evaporador. Deve verificar estes componentes individualmente caso se aperceba de ruídos fora do comum.

  • O frigorífico não refrigera

Quando um frigorífico não refrigera, a causa pode residir numa simples falha de eletricidade. Certifique-se que, tanto o frigorífico como o disjuntor, estão ligados e a funcionar. 

Se o frigorífico funciona mas não faz frio, tente verificar o termóstato. Alguém pode ter baixado demasiado a temperatura.

Depois, confirme se as aberturas de refrigeração (do frigorífico e do congelador) estão desbloqueadas. Pode dar-se o caso de haver um bloqueio causado por alimentos mal arrumados, impedindo o fornecimento dos fluxos de ar refrigerador.

  • O frigorífico consome muita energia

Quando o compressor do frigorífico faz com que o aparelho gaste demasiada energia, o problema poderá estar na porta. 

Os frigoríficos precisam manter uma temperatura interior estável durante o funcionamento. Quando a porta do frigorífico fecha mal, ou é aberta muitas vezes por dia, pode provocar avarias. 

Se confirmar que a porta não fecha convenientemente, experimente levantar o ajuste da base, até que a porta fique bem fechada.

  • O frigorífico não liga

Se o seu frigorífico não ligar, siga estes 4 passos:

  1. Confirme se o cabo de alimentação está ligado à tomada ou se o disjuntor foi desligado.
  2. Procure algum fusível fundido.
  3. Confira se a tomada onde o frigorífico está ligado funciona corretamente, ligando lá outro aparelho.
  4. Retire todos os alimentos do interior e mantenha o frigorífico desligado durante 24 horas. Tente ligar novamente após esse tempo. 

O seu frigorífico precisa de uma reparação urgente? Conte com a AthinaSys!

Na AthinaSys sabemos bem o transtorno que pode causar uma avaria num frigorífico, por isso podemos disponibilizar-lhe um aparelho de substituição enquanto aguarda pela reparação do seu. 

Prestamos assistência técnica 24h por dia de acordo com a sua disponibilidade e reparamos frigoríficos das marcas: Whirlpool, Bauknecht, Ignis, Siemens, Bosch, LG, Samsung, Indesit, Miele, AEG, Fagor, Ariston Hotpoint, Balay, Liebherr, Smeg, Zanussi, Candy e Electrolux.

Solicitar Reparação Especializada de Frigoríficos >

Artigos Relacionados

Reparação de frigoríficos? É com a AthinaSys!

Todos sabemos que uma avaria num frigorífico é bastante constrangedora para as rotinas caseiras....
Ler Artigo

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Frigorífico avariado? Não acontece só aos outros.

Segunda-feira. Imagine que chega a casa depois de um extenuante dia de trabalho e, sem vontade de...
Ler Artigo
Logos Portugal2020