Exaustores: conselhos para uma boa utilização

Como evitar a reparação de exaustores

Como escolher o exaustor correcto

Há diversos aspectos a ter em conta na escolha correcta de um exaustor. Após a escolha do sistema e tipo de exaustão, é necessário optar por um exaustor que cubra toda a superfície do fogão ou placa de cozinha. Para a escolha do exaustor mais indicado, é preciso ter em conta os seguintes factores:

– É importante optar por um exaustor que disponibilize um maior fluxo e eficácia na ventilação;

– Os exaustores de duas ventoinhas chegam para expelir todos os fumos e vapores da cozinha na hora de preparar as refeições: uma ventoinha de grande velocidade para quando estiver a cozinhar e outra de baixa velocidade e pouco ruidosa, para ser accionada depois de cozinhar.

– Determinados exaustores contêm um controlador de termóstato. Este sensor de temperatura integrado liga a ventoinha de exaustão quando o fogão ou a placa ficam demasiado quentes.

– Seleccione um exaustor com luzes de halogéneo, pois trata-se de uma excelente funcionalidade para quem cozinha de noite.

– Alguns exaustores modernos contêm temporizadores de exaustão específicos, que permitem ligar e desligar as ventoinhas de exaustão depois de algum tempo.

– Há exaustores com indicadores de manutenção dos filtros, uma boa funcionalidade para quem se esquece das tarefas de limpeza.

Conselhos para uma correcta instalação

Ao instalar o seu exaustor, deve sempre ter em conta as especificações do fabricante. Neste sentido, a instalação de um exaustor deve ser efectuada entre 45 e 75 centímetros acima das fontes de calor. Estes intervalos vão permitir cozinhar e evitar que o vapor e os fumos oriundos das panelas e dos tachos quentes se escapem pelos lados.

A ligação com o exterior deve estar sempre desimpedida e deve evitar-se usar tubos com várias ligações, com o objectivo de maximizar o fluxo de ar. Os filtros do exaustor devem ser lavados ou substituídos de três em três meses, para que o equipamento esteja sempre em óptimas condições de utilização. Mais vale prevenir, por isso, siga as recomendações e evite a reparação de exaustores.

Estas e outras recomendações devem ser seguidas para uma correcta utilização do seu exaustor. Em caso de avaria, é importante recorrer a um serviço de reparação de exaustores, composto por técnicos certificados.

Ligue JÁ para o 21 253 13 56 e conheça o nosso serviço de reparação de exaustores. As nossas linhas de apoio estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00

Saiba mais sobre reparação de exaustores em www.athinasys.pt