Avarias comuns em máquinas de lavar loiça

máquina de lavar loiçaAvarias comuns em máquinas de lavar loiça

Das avarias mais comuns em máquinas de lavar loiça, algumas podem ser reparadas pelo próprio e no local, mas outras necessitam de ajuda profissional.

A máquina liga, mas não funciona

Pode tratar-se de uma interferência electrónica. Tente reiniciar a máquina, pressionando o botão «on/off» durante vários segundos ou desligue a ficha da tomada e volte a ligar passado algum tempo.

A máquina de lavar loiça não responde aos comandos

O aparelho pode não estar a descarregar correctamente. Verifique se o tubo de descarga não se soltou e se está bem inserido no sifão do sistema de descarga. Experimente ainda verificar se o sifão não está entupido

A máquina faz ruído

Há ruídos que decorrem do normal funcionamento da máquina, como o motor, a válvula de escoar a água ou o controlador de tempo. Pode ser também uma peça de loiça que caiu para a prateleira ou que foi mal colocada.

A máquina não escoa a água

Os canos podem estar obstruídos ou o lava-loiça pode estar entupido. Se confirmar este problema, tem de chamar um canalizador. A bomba de drenagem pode estar bloqueada. Neste caso, tem mesmo de contactar o seu serviço de reparações de máquinas de lavar loiça.

A tubagem pode estar torcida e bloquear o fluxo de água. Verifique o guia de instalação. Se, por outro lado, o filtro da máquina estiver bloqueado, tem de removê-lo e limpá-lo.

Ficam restos de detergente no recipiente após a lavagem

Este recipiente pode estar bloqueado com peças de loiça e não abrir. Certifique-se, após a colocação da loiça, de que o recipiente consegue abrir. Podia ainda estar molhado quando o detergente foi inserido. Confirme que o recipiente está seco antes de inserir o detergente.

A máquina de lavar loiça perde água pela porta

Pode ter utilizado demasiado abrilhantador e este ter transbordado do compartimento. Em contacto com a água, este abrilhantador a mais provocou espuma em excesso, que saiu pela porta da máquina. Se colocar abrilhantador a mais, tenha o cuidado de limpar o excesso com um pano.

Verifique também se alguma das borrachas está danificada. Isso pode estar a impedir o normal vedamento da máquina que, por sua vez, liberta cargas de água.

Se não for o caso, tente verificar o tubo de escoamento da água, isto é, o que sai para o esgoto. Confirme se está correctamente inserido na parede e se o sifão e os tubos do esgoto estão desentupidos e desobstruídos.

Pode ainda ser uma avaria na electroválvula da entrada de água, que vai provocar o derrame. Nestes casos, o melhor é chamar um serviço de reparação de máquinas de lavar loiça.

Assistência técnica especializada

Se não conseguiu resolver o problema do seu aparelho, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de máquinas de lavar loiça.

Ligue JÁ para o 21 253 13 56 e conheça o nosso serviço de reparação de máquinas de lavar loiça. As nossas linhas de apoio estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

Saiba mais sobre avarias em Máquinas de Lavar Loiça em www.athinasys.pt